Dúvidas sobre o engatinhar do bebê

 

 

 

Quando a criança começa a engatinhar?

 

Normalmente, o interesse por engatinhar ocorre por volta dos 9 a 10 meses, a partir do momento em que o bebê já domina o sentar sem auxílio, quando já consegue sustentar a cabeça, tronco, braços e pernas são fortes o suficiente para impedir que ela caia no chão quando ficar de quatro apoios.

 

O que o rastejar e o engatinhar promove?

 

A vivência que a criança adquire arrastando-se pelo chão é fundamental para o amadurecimento do mesencéfalo - parte do cérebro responsável pela remessa de mensagens ligadas à realização de movimentos. Com o deslocamento do bebê, os dois hemisférios cerebrais passam a trabalhar unidos.

 

Qual a importância do engatinhar no desenvolvimento dos bebês?

 

O engatinhar é fundamental para o bebê, pois estimula o desenvolvimento sensório-motor. Pular a fase do engatinhar pode trazer prejuízos no desenvolvimento da criança. A criança vai estruturando a consciência do eixo corporal, que é fundamental para o equilíbrio e as noções de lateralidade. Além disso, o engatinhar auxilia no desenvolvimento da força muscular ( tonicidade), à formação da curvatura cervical e lombar - posicionando a coluna de forma mais correta , e à curva plantar, que o pezinho do bebê não tinha antes.

 

Com isso, essa movimentação exige que a criança aprenda a se equilibrar apoiando-se nas mãos e nos joelhos, e perceba que pode balançar para frente e para trás, sempre com dissociação de braços e pernas (avançar ao mesmo tempo com o braço de um lado e a perna do outro).  Em seguida, o bebê descobrirá como usar os joelhos para avançar ou dar marcha a ré.

 

O que pode ocorrer caso o bebê não engatinhe? ( *)

 

Como citado acima, a criança precisa engatinhar para estruturar seu eixo corporal e o seu equilíbrio, e é fundamental que o bebê utilize adequadamente o uso dos pés ao engatinhar para fortaleça e alongue a sola dos pés e dedos, pois no futuro previne-se quedas e o uso de botas ortopédicas, quando o bebê efetivar o andar a partir dos 2 anos.

 

Algumas marcas de sapatos são indicadas para bebês até 2 anos de idade, por serem bastante flexiveis e por auxiliar o bebê a usar todo o pezinho,  sem que o sapato limite o movimento dos dedos dos pés. São eles: Ortopé, Pampili, Chicco, Tigor, etc.

 

 Quais as conseqüências se o bebê não engatinhar? ( *)

 

- distúrbios de equilíbrio e imaturidade plantar. As quedas começam a aparecer a partir dos 4 anos.

- Linguagem oral: gagueira

 

* Vale a pena ressaltar que tudo dependerá dos estímulos futuros, pois se na educação infantil a criança vivenciar alguns exercícios educativos que promovam o retorno neurológico a criança não terá problema nenhum.

 

Please reload

Posts Recentes
Redes Sociais.
Please reload

Procure por Assuntos:
Please reload

  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook Black Round

© 2015 Corpo em Atividade

Evelyn de Paula Pereira
Profa. de Educação Física e Psicomotricista
CREF.: 003174-G/SP

 

Criação e Desenvolvimento

Rogério Restivo Webdesigner

www.restivo.com.br

rogerio@restivo.com.br