A Evolução do tônus muscular do bebê

Desde o momento em que nasce o bebê passa por diversas transformações evolutivas em seu desenvolvimento. Todas essas etapas são importantes e proporcionam ao bebê conquistas para sua evolução psíquica, motora e sócio-emocional.

No terceiro mês o bebê vai estruturando tônus muscular da nuca e o pescoço vai se organizando em funções dos eixos corporais. O bebê só evoluiu nesta fase quando a cabeça se manter bem firme, pois o pescoço serve de suporte firme a fim de que a criança possa orientar o olhar em direção a um estímulo visual e sonoro.

Do sexto ao oitavo mês o bebê já deseja interagir com o meio em que vive, com isso, vai obtendo novas conquistas, e aos poucos vai desenvolvendo a verticalidade e vai estruturando o equilíbrio ao sentar. Esta fase permite que o bebê vá adquirindo mais autonomia e maior visão do ambiente em que vive devido a suas experiências com manipulação e também devido a musculatura do tronco estar um pouco mais desenvolvida.

Dos nove aos doze meses o bebê já estruturou o seu equilíbrio e controle muscular da coluna, a partir dai, passará a receber estímulos para reforçar e aperfeiçoar o fortalecimento da cintura pélvica, seja rastejando, engatinhando, rolando ou ultrapassando obstáculos, fatores estes, indispensáveis para o bebê para ficar em pé e desenvolver a coordenação de braços e pernas ao andar. Entre o décimo e dozes meses, o bebê ficará de pé com apoio e passará a andar primeiro titubeando e depois com mais firmeza.

Dos doze a quinze meses o bebê firma a marcha, para obter um equilíbrio geral. Este equilíbrio, que ainda é precário vai se firmar com o próprio exercício da marcha, que será uma atividade dominante neste período.

Portanto, o trabalho de estimulação é adequado à faixa etária e deve respeitar cada fase do bebê individualmente para que cada um obtenha um excelente desenvolvimento no equilíbrio e no tônus muscular e no desenvolvimento de outras habilidades importantes.

Posts Recentes
Redes Sociais.
Procure por Assuntos:
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook Black Round

© 2015 Corpo em Atividade

Evelyn de Paula Pereira
Profa. de Educação Física e Psicomotricista
CREF.: 003174-G/SP

 

Criação e Desenvolvimento

Rogério Restivo Webdesigner

www.restivo.com.br

rogerio@restivo.com.br