Quando a criança começa a engatinhar?
Normalmente, o interesse por engatinhar ocorre por volta dos 9 a 10 meses, a partir do momento em que o bebê já domina o sentar sem auxílio, quando já consegue sustentar a cabeça, tronco, braços e pernas são fortes o suficiente para impedir que ela caia no chão quando ficar de quatro apoios.
O que o rastejar e o engatinhar promove?
A vivência que a criança adquire arrastando-se pelo chão é fundamental para o amadurecimento do mesencéfalo - parte do cérebro responsável pela remessa de mensagens ligadas à realização de movimentos. Com o deslocamento do bebê, os dois hemisférios cerebrais passam a trabalhar unidos.
Qual a importância do engatinhar no desenvolvimento dos bebês?
O engatinhar é fundamental para o bebê, pois estimula o desenvolvimento sensório-motor. Pular a fase do engatinhar pode trazer prejuízos no desenvolvimento da criança. A criança vai estruturando a consciência do eixo corporal, que é fundamental para o equilíbrio e as noções de lateralidade. Além disso, o engatinhar auxilia no desenvolvimento da força muscular ( tonicidade), à formação da curvatura cervical e lombar - posicionando a coluna de forma mais correta , e à curva plantar, que o pezinho do bebê não tinha antes.
Com isso, essa movimentação exige que a criança aprenda a se equilibrar apoiando-se nas mãos e nos joelhos, e perceba que pode balançar para frente e para trás, sempre com dissociação de braços e pernas (avançar ao mesmo tempo com o braço de um lado e a perna do outro). Em seguida, o bebê descobrirá como usar os joelhos para avançar ou dar marcha a ré.
O que pode ocorrer caso o bebê não engatinhe? ( *)
Como citado acima, a criança precisa engatinhar para estruturar seu eixo corporal e o seu equilíbrio, e é fundamental que o bebê utilize adequadamente o uso dos pés ao engatinhar para fortaleça e alongue a sola dos pés e dedos, pois no futuro previne-se quedas e o uso de botas ortopédicas, quando o bebê efetivar o andar a partir dos 2 anos.
Algumas marcas de sapatos são indicadas para bebês até 2 anos de idade, por serem bastante flexiveis e por auxiliar o bebê a usar todo o pezinho, sem que o sapato limite o movimento dos dedos dos pés. São eles: Ortopé, Pampili, Chicco, Tigor, etc.
Quais as conseqüências se o bebê não engatinhar? ( *)
- distúrbios de equilíbrio e imaturidade plantar. As quedas começam a aparecer a partir dos 4 anos.
- Linguagem oral: gagueira
* Vale a pena ressaltar que tudo dependerá dos estímulos futuros, pois se na educação infantil a criança vivenciar alguns exercícios educativos que promovam o retorno neurológico a criança não terá problema nenhum.