O que é e como desenvolver o Equilíbrio do seu filho segundo aspectos Psicomotores

 

O equilíbrio e a coordenação são a capacidade que o individuo tem de se organizar bimanual e bipedal, estando tanto em equilíbrio estático, como em equilíbrio dinâmico, proporcionando movimentos harmoniosos, precisos, refinados e específicos. Para uma adequada sustentação do corpo, tem que haver uma combinação adequada de ações musculares, tanto em movimento, como parado.

 

Equilíbrio estático: coordenação necessária para manter a postura.Ex: Manter-se sentado corretamente.


Equilíbrio dinâmico: regulação da postura em determinado movimento.Ex: caminhar sobre uma prancha

 

A aquisição da segurança gravitacional e a proprioceptividade inibida, fazem emergir a atenção seletiva, crucial da aprendizagem, sendo assim, é importante observar que:

 

- Desde o nascimento até o 4º mês devido a posição fisiológica cifótica da coluna, é impossível ao bebê sentar-se. O equilíbrio é ainda precário e ele cai com freqüência lateralmente.

 

- Aos 8 meses, a posição de sentado deve estar dominada.

 

- A maioria dos autores fixa em 8 meses a aquisição da bipedia. Esta posição tem problemas de ordem afetiva, pois a ansiedade dos pais, forçam repetidamente a posição, provocando muitas vezes, os atrasos da evolução motora. As pernas que mal suportam o peso do corpo, tem tendência para a flexão, provocando por isso inúmeros problemas de atitudes.

 

- Aos 9 meses, a criança mantém-se de pé com apoio.

 

- Aos 10 meses é capaz de manter-se de pé sozinha.

 

- Dos 12 meses a 15 meses a criança começa a andar sozinha.

 

- Aos 2 anos, a criança adquire a corrida e a marcha definitivas, caracterizadas pela alternância de movimentos pendulares dos membros superiores.

 

- A mão aparece como instrumento principal da conquista do mundo exterior. A utilização da mão em função da significação do movimento, está filiada ao pensamento.

 

A coordenação da visão é mais precoce do que a dos membros superiores: primeiro a visão segue a mão, depois domina-a.

 

Exemplos de exercícios:

 

- Rolar,
- Rastejar,
- Engatinhar,
- andar,
- pular,

- andar de toc-toc,

- correr,
- andar em uma ponta estreita e larga,
- saltar,
- Empilhar objetos,
- derrubar e encaixar objetos,
- brincar com corda, subir e descer objetos,
- Montar circuitos com obstáculos para subir e descer,
- Colocar o bebê em cima do rolo, rampa e bola movimentá-lo por todos os lados.
- Pular cordas,
- Agachar-se,
- Permanecer de quatro,
- agarrar bolas em concha ou garra,
- Enfiagens,
- jogar golf, taco, futebol, etc.
- A.V.D( atividade da vida diária) : abotar e desabotoar, ziper, colchetes, cintos, amarrar laços e nóz, pentear-se, escovar os dentes, calçar meias e sapatos,etc.

 

A Dificuldade bimanual e bipedal,em exercício de equilíbrio estático ou em movimento( parado ou andando), deixando desarmônica e deselegante ou até mesmo perturbada. Com isso, aparecem desorganizações temporo-espaciais e de lateralidade, dificuldade em permanecer 30 segundos em equilíbrio estático (persistência motora). Com isso, pode acarretar possíveis distúrbios como:

 

- Desorganizações temporo-espaciais e de lateralidade,


- Dificuldade em permanecer 30segundos em equilíbrio estático (persistência motora).

Só é considerado disfunção de Equilíbrio após os 5 anos, quando a criança já estruturou seu alicerce básico psicomotor.

 

Vale ressaltar que, tais disfunções só será ocasionada caso a estimulação não seja adequada ou ineficiente, tudo vai depender do processo de estimulação e desenvolvimento da criança. Ex: Se uma criança deixou de engatinhar quando bebê e é estimulada nas fases seguintes, pode ser que evite os disturbios de equilíbrio ou até mesmo venha a tratar tal disfunção.

Portanto, é fundamental que a criança tenha uma boa estrutura muscular para conseguir obter o controle da postura e desenvolver adequadamente o seu equilíbrio, pois assim, conseguimos explorar todas as capacidades e potencialidades de movimento do corpo da criança.

Please reload

Posts Recentes
Redes Sociais.
Please reload

Procure por Assuntos:
Please reload

  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook Black Round

© 2015 Corpo em Atividade

Evelyn de Paula Pereira
Profa. de Educação Física e Psicomotricista
CREF.: 003174-G/SP

 

Criação e Desenvolvimento

Rogério Restivo Webdesigner

www.restivo.com.br

rogerio@restivo.com.br