O que é aprendizagem e qual o papel do professor no processo.


Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente em que a criança está inserida. O professor tem a função mediatizadora do processo de aprendizagem dos alunos, com isso, o conhecimento é construído e reconstruído continuamente.

A educação é construída o tempo todo pela criança durante a aprendizagem, e neste aspecto elas, resignificam o que aprendem através de novos estímulos, novas formas de comunicação, interpretação e novas habilidades, que tem como resultado a aquisição de novas competências e atitudes, pois durante a aprendizagem existe a participação, a interação, e mediatização do professor, que cria condições no ambiente para que a criança crie novas formas de reconstruir o seu conhecimento, isto é, novas formas dela modificar e amplificar as habilidades adquiridas, assim buscará novas formas de orientação, interação e realização que facilitarão o caminhos seguintes.

O papel do professor é mediar e intervir para promover mudanças na construção da aprendizagem. E é nessa relação que professor e aluno interagem através da responsabilidade, do vinculo, da confiança e do diálogo, e isso é fundamental para que ambos construam novas formas de se relacionar para haver aprendizagem.

Por isso, para ocorrer a aprendizagem é necessário qualificá-la em três aspectos importantes, como:

  • Cognitivo: é ligado ao conhecimento, estímulo de informações e capacidade do intelectual. Corresponde as habilidades de memorização, compreensão, aplicação, analise e síntese e avaliação do que se propõem, isto é, como se processa a construção do raciocínio lógico.

  • Afetivo: Como a criança lida com seus sentimentos, gostos, atitudes e emoções ao aprender.

  • Motor: são as habilidades relacionadas a ação de movimentos básicos, que são ligado ao movimento, a coordenação de ações musculares, movimentos reflexos e habilidades perceptivas corporais.

Portanto, para ocorrer a aprendizagem sobre o prisma educacional, em busca da construção do conhecimento o professor deve propor meios para que a criança construa o senso de cooperação, criatividade e questionamento, para que ela tenha liberdade para se transformar e se expressar, se tornar protagonista de seu conhecimento e da sociedade.

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Evelyn de Paula Pereira
Profa. de Educação Física e Psicomotricista
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