Como equilibrar a rotina de atividades do bebê

 

 

 

 

Você costuma estar atenta a forma como seu bebê se comunica e expressa suas satisfações ou insatisfações?

 

Cada bebê tem uma forma única de se expressar e de se comunicar, cabe a mãe analisar seu comportamento ao interagir e a dialogar com seu bebê, para estabelecer o diálogo tônico com seu filho. Esses códigos de relação que se estabelece um com o outro é fundamental  para desenvolver conexões saudáveis e profundas entre mãe e filho. Logo, a medida que crescem os bebês vão buscando explorar o mundo e a ter autonomia desde que recebam estímulos adequados para cada momento de sua vida.

 

É fundamental que a partir dos seis meses de vida do bebê, a mãe comece a estruturar a rotina, porém, deve ser equilibrada entre estímulos motores, sono,  alimentação, estímulos cognitivos, estímulos sensoriais e o brincar livre explorando ambiente e objetos,  pois o excesso de estímulos de brinquedos ou até mesmo rotina acentuada é tão prejudicial para a criança, quanto a falta de estímulo. Para isso, oferte apenas um brinquedo por vez para que explore em sua totalidade .

 

Para que o bebê se conecte a uma atividade é necessário que seja incentivado  pela mãe ou cuidadora  ou professor a realizar a atividade integralmente, fazendo  realizar o exercício pelo menos umas três vezes ou até que perca o interesse, só partir dai, oferta-se outro  material. É experimentando de forma efetiva que o bebê vai criando novas conexões e sinapses para aprender e através da repetição ele vai interiorizando  o conteúdo. Logo, a sintonia durante a atividade deve estar presente o tempo todo para gerar benefícios as crianças e ser proveitosa.

 

Toda e qualquer rotina de atividade deve conter um ritmo, com começo , meio e fim, uma música que as conecte com o momento vivido. Em seguida, a atividade deve conter direcionamento e objetivo, e por fim, relaxamento.

 

Sugestão de rotina em casa:

 

Período  manhã:  a criança pode iniciar uma atividade com brinquedos de manipulação, ir para natação, ter estímulos motores, almoçar , sono após almoço.

 

 Período da tarde: lanche, brincadeira livre de manipulação ou parque ou musicalização, brincar com brinquedos de encaixe ou de estímulos sensoriais.

 

Período da noite:  Jantar, banho , leitura de livro de história, massagem e sono.

Essa é apenas uma sugestão para equilibrar a rotina, contudo, cabe a família decidir a melhor para o seu bebê.

 

O resultado de todo e qualquer estímulo será gradativo. Fique atento e respeite a fase de desenvolvimento em que seu filho está, não adiante fases, isso é prejudicial para a criança,  bebê sempre irá demonstrar se está pronto ou não seja para sentar, rolar, rastejar , engatinhar , andar, etc.  

 

A mensagem é equilíbrio na rotina e atenção aos estímulos!

Please reload

Posts Recentes
Redes Sociais.
Please reload

Procure por Assuntos:
Please reload

  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook Black Round

© 2015 Corpo em Atividade

Evelyn de Paula Pereira
Profa. de Educação Física e Psicomotricista
CREF.: 003174-G/SP

 

Criação e Desenvolvimento

Rogério Restivo Webdesigner

www.restivo.com.br

rogerio@restivo.com.br