Dicas para estimular seu filho em casa

Fig.1:.Atividade de expressão em roda misturada com equilíbrio

Em virtude da decisão do governo, como profissional da saúde e educação resolvi passar algumas orientações a vocês pais

para que as crianças não deixem de ser estimuladas até o retorno as aulas.


Como sugestão neste período critico de confinamento seria interessante que mantivessem uma rotina em casa próxima ao que teriam na escola diariamente, como: horários alimentação,estudos, sono, estímulos físicos e cognitivos. As sugestões a seguir são para crianças de 1 ano e meio a 6 anos. Cada atividade não deverá ser exigida competência da criança, apenas estimule novas habilidades e/ou aperfeiçoe de acordo com a capacidade de cada um e sua respectiva fase, bem como sua rotina habitual. Se perceber seu filho mais ativo cognitivamente a tarde, ajuste as atividades cognitivas para a tarde ou vice-versa. O mesmo serve para as atividade motoras, existem crianças mais ativas fisicamente a tarde e outras nem tanto. Analise o comportamento do seu filho.


Estimule-o sempre e gratifique suas conquistas.


Seguem algumas dicas:


* Variar sempre os estímulos e os materiais , assim teremos infinitas atividades diferenciadas.


ATIVIDADE DA VIDA DIÁRIAS ( A.V.D): noções de auto cuidado básicos e auxiliar com tarefas em casa. Ex: arrumar cama, escovar os dentes, colocar sapatos , lavar seu prato,jogar lixo, vestir-se sozinho. Auxilia a criança no senso colaborativo, independência, resolução de problemas, auto-amor.


MEDITAÇÃO PARA CRIANÇAS: estimular o gosto por música clássica + ensinar a relaxar com respiração + depois proponha brincadeira que estimule concentração desenhar ou brincar com brinquedos de montagem ou quebra-cabeças. Essa atividade auxiliará os estudos e a se conectar com seu corpo.


ROTINA PSICOMOTORA: Propor circuitos desafiadores com materiais existentes em casa ou confeccione junto a seu filho, assim, a brincadeira fica mais animada. Brinque com partes o corpo em frente ao espelho ou apenas verbalizando. Circuitos ou brincadeiras que estimulem deslocamento ( pegue almofadas, rolos de cama, etc) tudo que tiver algumas textura, ajuda e muito a criar desafios. Na mesma rotina coloquem elementos que estimule o cognitivo também dentro do ato motor ( ex: bolinhas ou brinquedos e peçam para levar ate você ou a um balde). Finalizar com relaxamento. Esta rotina de atividade auxilia a criança a desenvolver a noção de corpo, organização espacial e temporal, estrutura a postura, interação sócio- afetiva e resolução de problemas.

Outras atividades também fazem parte, brinque com o corpo, controle do tônus, regulação da atenção e outras sensações proprioceptivas.Ex: corre e para, duro ou mole, agacha e levanta, dentre outras.

Podemos ensinar a noção de letras e números verbalizando e através dos jogos despertar a noção de ambos pareando cores ou formas.


ATIVIDADES SENSORIAIS: Para crianças mais velhas podemos usar vendas para sentir e alterar estímulo.


TÁTIL: gelatina, sagu, farinhas com texturas diferentes seca ou úmida formando uma massa, lixas, plástico bolha, água gelada ou quente, bolinhas com diferentes texturas, etc.


OLFATO: ervas, café, especiarias ( cuidado com cheiros fortes e intensos pode dar alergia)


PALADAR: abuse da textura dos alimentos (banana, maça, mamão, etc) estimula o bebê a conhecer e explorar outros sabores.


AUDITIVO: estimular o bebê com diversidades de sons, objetos e imitando os sons para estimular a linguagem e sons.( Ex: animais, meios locomoção, sons e ritmo opostos musicais e barulho x silêncio). Uso de cantigas de roda podem ajudar.


RELAXAMENTO / MASSAGEM: promover diversas sensações e reações corporais com diferentes texturas. Comece a atividade ajudando a criança a prestar atenção nas reações de seu corpo e torne este momento agradável.


DESENHO INFANTIL: Desperta a criatividade e autoconhecimento na criança, além de que ela aprenda a conhecer partes de seu corpo e estimule a praxia fina ( uso adequado das mãos na escrita)


JOGOS COGNITIVOS: Estimula a noção lógica de resolução de problemas e organização (Ex: quebra-cabeça, xadrez, dama, lego, empilhagem, encaixe, construir jogos, etc).


CULINÁRIA: desperta a noção lógico matemática de quantidade, organização dos materiais, higiene, praxia fina ( manipulação dos alimentos) e degustação de novos sabores.


ESQUEMA CORPORAL: despertar na criança a noção do "EU" (partes e particularidades corporais), monte quebra- cabeça com corpo humano , peça desenhos de figura humana, brinque de fazer escultura, faça jogos mimicos, etc.


NATUREZA: faça uma horta com seu filho e peça para que regue todos os dias coo tarefa e depois consuma o que plantaram. Desperte no seu filho o cuidado com tudo que está a sua volta, assim será mais responsável.



Seja criativo!

Estimule seu filho com qualidade!

Caso necessite de planilhas de rotina entre em contato no email : evelyn.corpoematividade@gmail.com



Fig. 2: .Brincadeira com peças de encaixe de formas e argolas

Posts Recentes
Redes Sociais.
Procure por Assuntos:
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook Black Round

© 2015 Corpo em Atividade

Evelyn de Paula Pereira
Profa. de Educação Física e Psicomotricista
CREF.: 003174-G/SP

 

Criação e Desenvolvimento

Rogério Restivo Webdesigner

www.restivo.com.br

rogerio@restivo.com.br