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DIFERENTES FORMAS DE BRINCAR PARA ESTIMULAR A CRIANÇA



Antes de falarmos sobre o assunto, precisamos refletir em primeiro lugar como é rotina da criança. Distribuir no dia da criança elementos diferentes ajuda a equilibrar o comportamento e gera mais segurança a criança.


Para que uma rotina da criança funcione é preciso que os horários em que ocorram sejam constantes e não variáveis. As rotinas não mutáveis são as de sono, autocuidado (A.V.D) alimentação e tarefas. As rotinas extras podem haver modificações. A criança não tem noção do tempo, ela aprende através de sua rotina o que esperar em seu dia. Se você altera constantemente as suas atividades, bem como horários, gera a ela desajuste em seu ciclo circadiano. E provavelmente, se irritará facilmente ou até mesmo agitada em demasia . E você vai rotular que ela é hiperativa ou inquieta. Imagina nós adultos quando não conseguimos ajustar a nossa rotina ou algo sai fora dela. Não ficamos irritados? Isso por que adultos já possui essa noção de tempo estruturada, imagina a criança que está aprendendo. Logo, não a culpe pelo seu comportamento, é você o responsável por ensinar e ajustar. Outro ponto importante é não entupa a criança de atividades extras, excesso de atividades também é prejudicial a criança. Então , reflita como se sente com sua própria rotina, provavelmente, tem dias que você quer ficar quieto , não é mesmo? Por que o seu filho que ainda está em construção e em formação é diferente de você?


Uma boa rotina infantil requer ser dividida entre: Cuidados gerais(AVD), sono , rotina escolar, rotina para brincar livre ou de forma dirigida, contato com natureza, momento com os pais, ócio criativo. A criança precisa brincar, logo, TV , games, Celulares ou computadores deve ser muito bem dosados durante o dia por 30 min apenas após os 3 anos. Antes disso não é recomendado! E particularmente, eu sou contra a horas intensas desses recursos, pois a prioridade na infância é o brincar para facilitar o bom desenvolvimento físico e a aprendizagem.


Para brincar de forma dirigida é necessário a intervenção de um adulto, isso vale para atividade de estimulação corporal, bem como jogos ou contação de histórias. O adulto fornece instrumentos e formas da criança explorar o material tendo como principal elo a comunicação, o toque, atenção ao olhar a criança. A partir disso, os pais estimulam a criança a criar outras possibilidades e formas de interação com o objeto para resolver o problema. O brincar livre está ligado a criatividade e o desejo da criança, ela escolhe com o que quer brincar e de que forma quer e como vai resolver o problema. Os pais participam de forma passiva seguindo as regras da criança, mas sempre fazendo perguntas para que ela se sinta importante.


O mais importante na forma de brincar é como brincar com a criança respeitando o que ela gosta e o que tem facilidade para conectar e permanecer atenta. CUIDADO! Porém, ofertar e estimular a criança apenas ao que ela tem facilidade e conexão , não implica deixar de dar outras formas, elementos e possibilidades para ela aprender. Exemplo: Se seu filho gosta de lego e você enche sua casa de lego todos iguais, ou seja, mesmo tipo de encaixe, a criança não buscará outras formas e possibilidades de explorar a criatividade e flexibilização de trabalho. Logo, quando brincar com outro ela poderá ficar irritada por que saiu de um padrão, e isso é ruim. Outro exemplo é seu filho gosta de forma intensa de um tipo de atividade física e deixa de experimentar outras formas de usar, adaptar e explorar o corpo seja em algum ambiente novo, material diferente ou outra forma de realizar movimentos, isso também prejudica a flexibilização e adaptabilidade, gerando frustração e dificuldade em se adaptar a novas situações que saem de um padrão.


Portanto, educar requer uma variedade de estímulos e o principal na primeira infância é o uso do corpo e relações sócio-afetivas. Proporcionar a criança formas diferentes de gerar novas conexões neurológicas potencializa a aprendizagem.


"NÃO TORNE SEU FILHO UM OBCECADO POR ALGO , APENAS FORTALÇA SUA HABILIDADE E TALENTO. FORNEÇA MEIOS PARA QUE ELE SE TRANSFORME NUM SER HUMANO COMPETENTE, HÁBIL, EMPÁTICO, SEGURO DE SI, CRIATIVO E FLEXÍVEL CONSIGO MESMO E COM AS PESSOAS A SUA VOLTA."



Confira abaixo o vídeo onde explico "COMO INCENTIVAR A CRIANÇA DE FORMA POSITIVA"






Essa é a reflexão de hoje!


Abraços,


Até a próxima!


Evelyn de Paula Pereira


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