top of page

Coisas que toda futura mãe deve saber sobre a Amamentação


O que você deve saber sobre amamentação:

* É preciso aprender o modo correto de colocar o seio na boquinha do bebê, para que não engula muito ar e o leite possa sair adequadamente.

* O bebê pode demorar a aprender, mesmo assim, não desistam de amamentar seu filho, para que os bebês possam se beneficiar dos fatores imunológicos transmitidos através do leite materno, que irão protegê-los de infecções e outras doenças.

* O bico do seio fica bastante sensível, por este motivo, ficam bem doloridos neste período da amamentação.

* Coloque o bebê em um peito e deixá-lo esvaziar e só depois oferecer o outro. Desse jeito a mãe garante que o bebê retire do peito o leite anterior, rico em água, e o posterior, rico em gordura.

* A bombinha de tirar o leite é desconfortável, mas é um recurso caso você não esteja presente na hora da amamentação. Nem sempre o bebê quer mamar e sim chupetar o peito.

* A amamentação deve ocorrer em ambiente calmo, de preferência no próprio quarto do bebê.

* O leite materno é um alimento completo, que traz benefícios nutritivos e imunológicos à saúde do bebê e as primeiras mamadas são importantíssimas. Portanto, não existe leite fraco, e sim, as mães tem dificuldade em posicionar adequadamente a cabeça do bebê ao bico.

* Verifique a quantidade de xixi que seu bebê faz. Se fizer sempre e em boa quantidade quer dizer que o pequeno está mamando bem. Preocupe-se se faz pouco ou não faz xixi.

* O bebê deve ganhar em média 30 gramas por dia, por isso, a ida ao pediatra periodicamente é importante.

* Se o bebê não pegar o seio para amamentar ou morder ou machucar o seu seio, não se preocupe, ao dar a mamadeira e em todos os momentos com seu filho você também estará fortalecendo o vinculo com seu bebê.

Diante desses fatores, vale lembrar que, amamentar é um ato de amar e doar-se a seu filho. É uma poderosa fonte de comunicação que fortalece o vínculo mãe-bebê, através do aconchego, do contato físico, do calor materno e da troca de olhares entre ambos.

Aproveite cada momento junto ao seu bebê, afinal, essa fase passa rápido!

Tags:

Posts Recentes
Redes Sociais.
Procure por Assuntos:
bottom of page