top of page

Dicas sobre como estimular a leitura para o bebê


O estímulo para a leitura começa na infância. Escolha um momento em que o seu filho esteja calmo e desperto e simplesmente comece a conversar. O bebê conhece o tom e o ritmo da voz da mãe por já ouvi-la antes do nascimento. Agora ajude-o a associar esses sons para interagir com o mundo.

Repita o que o seu bebê disser. Quando emitir esses simpáticos sons, responda-lhe repetindo os seus balbucios ou palavras. O bebê aprende que os sons podem fazer o mundo reagir e que as palavras são poderosas.

Torne-se uma contadora de notícias. Conte ao seu bebê o que fez durante o dia, leia para ele quando estão juntos, para que o bebê associe as palavras e os acontecimentos, para que começa a compreender os elementos de uma história.

Dê nome às coisas. Quando estiver cuidando do seu bebê, chame-o pelo nome, diga-lhe os nomes das partes de seu corpo, das roupas e de outros objetos. Apesar do bebê demorar meses para fazer associações, você construirá bases da linguagem e do interesse pela leitura.

Ler e observar livros com imagens. Quando o bebê tiver cerca de seis meses, comece a mostrar livros como algo divertido e emocionante. Aceite os breves momentos de atenção do seu filho; cada interação deste tipo despertará o gosto pelos livros.

Não se preocupe se o seu filho estragar os livros, é natural que os pequenos aprendam a explorar o mundo utilizando as mãos e a boca. Se ele morder um pouco o livro, não se preocupe, logo, ele se dará conta de que existem outras coisas mais interessantes para fazer com eles, tal como ver as imagens. Esse é o primeiro passo para a leitura.

Leve sempre um livro ao sair com seu bebê,o hábito de preencher o tempo livre com livros, e de tê-los sempre à mão, ajuda as crianças a vê-lo como parte natural da vida.

Aprenda poesias e canções. As crianças aprendem com os sons da linguagem, com rimas, o que aumenta interesse pelas palavras e pelos sons. As poesias acompanhadas de gestos ajudam a relacionar as ações com as palavras que as identificam. A poesia para crianças também estimula este conhecimento e amor à linguagem.

Conte ao seu bebê uma história antes dele dormir. Faça das histórias, tanto lidas como contadas, parte do ritual de ir dormir desde a infância. Nunca o castigue deixando de ler a história antes de dormir; esta atividade deverá ser sagrada.

Assegure-se de que os livros façam parte da vida cotidiana do seu filho. Não deixe passar um único dia sem ler um livro, um poema ou uma história.

Posts Recentes
Redes Sociais.
Procure por Assuntos:
bottom of page