top of page

Como equilibrar a rotina de atividades do bebê

Você costuma estar atenta a forma como seu bebê se comunica e expressa suas satisfações ou insatisfações?

Cada bebê tem uma forma única de se expressar e de se comunicar, cabe a mãe analisar seu comportamento ao interagir e a dialogar com seu bebê, para estabelecer o diálogo tônico com seu filho. Esses códigos de relação que se estabelece um com o outro é fundamental para desenvolver conexões saudáveis e profundas entre mãe e filho. Logo, a medida que crescem os bebês vão buscando explorar o mundo e a ter autonomia desde que recebam estímulos adequados para cada momento de sua vida.

É fundamental que a partir dos seis meses de vida do bebê, a mãe comece a estruturar a rotina, porém, deve ser equilibrada entre estímulos motores, sono, alimentação, estímulos cognitivos, estímulos sensoriais e o brincar livre explorando ambiente e objetos, pois o excesso de estímulos de brinquedos ou até mesmo rotina acentuada é tão prejudicial para a criança, quanto a falta de estímulo. Para isso, oferte apenas um brinquedo por vez para que explore em sua totalidade .

Para que o bebê se conecte a uma atividade é necessário que seja incentivado pela mãe ou cuidadora ou professor a realizar a atividade integralmente, fazendo realizar o exercício pelo menos umas três vezes ou até que perca o interesse, só partir dai, oferta-se outro material. É experimentando de forma efetiva que o bebê vai criando novas conexões e sinapses para aprender e através da repetição ele vai interiorizando o conteúdo. Logo, a sintonia durante a atividade deve estar presente o tempo todo para gerar benefícios as crianças e ser proveitosa.

Toda e qualquer rotina de atividade deve conter um ritmo, com começo , meio e fim, uma música que as conecte com o momento vivido. Em seguida, a atividade deve conter direcionamento e objetivo, e por fim, relaxamento.

Sugestão de rotina em casa:

Período manhã: a criança pode iniciar uma atividade com brinquedos de manipulação, ir para natação, ter estímulos motores, almoçar , sono após almoço.

Período da tarde: lanche, brincadeira livre de manipulação ou parque ou musicalização, brincar com brinquedos de encaixe ou de estímulos sensoriais.

Período da noite: Jantar, banho , leitura de livro de história, massagem e sono.

Essa é apenas uma sugestão para equilibrar a rotina, contudo, cabe a família decidir a melhor para o seu bebê.

O resultado de todo e qualquer estímulo será gradativo. Fique atento e respeite a fase de desenvolvimento em que seu filho está, não adiante fases, isso é prejudicial para a criança, bebê sempre irá demonstrar se está pronto ou não seja para sentar, rolar, rastejar , engatinhar , andar, etc.

A mensagem é equilíbrio na rotina e atenção aos estímulos!

Posts Recentes
Redes Sociais.
Procure por Assuntos:
bottom of page